Onde está a arca?

A arca de Noé foi uma embarcação, construida por ordem divina na qual Noé  manteve-se em segurança, enquanto as águas do dilúvio não desciam de nível.
Se o côvado, medida que serviu de unidade para a consturção da arca, corresponde à nossa antiga unidade de 18 polegadas, então o comprimento devia ser de 148 metros e meio, a largura de 24,85 com uma altura de 14,19 metros. O Great Eastern* tinha 222,42 de comprimento, 24,41 de largura e 19,14 de altura com a tonelagem de 22,500. Ignora-se qual fosse a madeira empregada na construção da arca. Mas para torná-la impermeável, foi betumada por dentro e por fora, possuia três compartimentos sobrepostos e uma porta de ingresso e egresso, e bem assim uma janela de 0,66m de alto.
Uma cobertura servia de proteção contra a chuva e o Sol (Gn 5:14- 8:19)(Mt 24:38)(Lc 17:27)(Hb 11:7)(1 Pe 3:20).
A arca era destinada à acomodação (e sobrevivência) de Noé, de sua famílias e dos pares de animais escolhidos para a conservação das espécies.

Great Eastern (*maior navio de madeira feito para a travessia do Atlântico)




Imagens engraçadas - Réplica da Arca de Noé
Replica feita com as medidas bíblicas

Imagens engraçadas - Réplica da Arca de Noé

























Como prova de Fé foi construída pelo Holandês Johan Huibers (em cima à direita)







 Eis a questão que muitos historiadores, cientistas e até pessoas da NASA tentaram desvendar onde reside a grande arca de Noé.
Sobre o conceito mais aceite, quer biblicamente quer geograficamente, a arca "repousa" na região de Ararate, dizendo até mesmo "sobre as montanhas de Ararate" segundo Génesis 9:4.
Segundo tal teoria, crendo que as montanhas seriam as da região Turca, as pessoas têm duas questões à responder:
1.A altura que a arca "repousou"?
2.Qual montanha entre as montanhas do Ararate? 

Ora, nessa região existem dois picos: Grande Ararat (o pico mais alto da Turquia e de todo o planalto armênio com uma elevação de 5137 metros) e o Baixo Ararat com uma elevação de 3896 metros.
Pode-se concluir que:

1. Para a arca repousar e só depois foram descobertos os outros cumes, a arca teria que está no maior pico, pois o outro(s) estaria(am) submerso(s).
2. O diferencial de altura entre os 2 picos é de 1241 metros, logo, a arca estaria algo acima dos 3900 metros, e abaixo dos 5000 metros.


Mas, tendo em conta que Ararat era um nome de uma região que na bíblia é o equivalente ao nome de um país denominado Urartu, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio à Sudoeste da Ásia.




Podemos dizer que a arca pode estar entre uma montanha nessa região montanhosa de tal país, apesar dos recentes estudos na zona de fronteira entre Turquia e Arménia, a qual descubriram o que seria a arca de Noé à 4000m de altura, penso ser apenas uma embuste, uma vez que o governo investiu fortemente em propagandas.
As pessoas esquecem que o fator tempo faz a diferença em dados geográficos, pois as placas tectonicas sempre em movimento podem mudar locais, tendo em conta que Moisés narra a história, imagine a quanto tempo fora o dilúvio de Génesis!
Imagine as mudanças de soberania sobre a região de Noé, lugares poderiam ter mudado de nome multiplas vezes, fazendo da descoberta do local exato da arca um quebra cabeças épico.



O importante mesmo é sabermos onde está Deus no nosso coração, no mais alto, ou em baixo pantamar? A moral do dilúvio é que Deus faz promessas e aliança com um povo obediente, a arca só era madeira, a verdadeira arca foram Noé, sua família, por isso você sempre que quiser saber onde esta a arca que Deus guardou e protegeu, olhe para dentro de si, a arca esta mais perto do que voce imagina !


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

As 10 maiores cidades em Israel

Mispa, cidade da claridade e juramentos / Lar de Profetas