Ogue, o último dos refains

 "Depois voltaram e subiram pelo caminho de Basã, e Ogue, rei de Basã, com todo o seu exército, marchou para enfrentá-los em Edrei."

                                                                                                                               Números 21:33


Basã 




Basã estava situada principalmente num elevado planalto, tendo uma altitude média de cerca de 600 m. O terreno geralmente é plano, embora contenha algumas serras, e é de origem vulcânica, com muitas rochas de basalto negro, duro, que propiciam boa retenção da umidade. O solo é uma mistura de tufo e de terra roxa. A água e a neve derretida fluindo do monte Hermom ajudavam a transformar toda a região numa excelente área agrícola. A grande fertilidade desta planície tornava esta região um rico celeiro e fornecia excelentes pastos. Isto, por sua vez, contribuía para a produção de esplêndidas raças de gado bovino e ovino. Os novilhos de Basã e seus carneiros eram temas de cânticos e de poesias, e símbolos de riqueza, força e prosperidade.




Refains

Os refains eram uma antiga raça de povos que habitavam na Transjordânia na Antiguidade. Nos textos bíblicos, algumas vezes os refains aparecem relacionados a ideia de que eles formavam uma tribo de gigantes. Inclusive, a Septuaginta traduz esse termo como “gigantes”.
Mas também em algumas traduções "os terríveis" ou "os grandes".



Rei Ogue



Este rei foi é referido na bíblia como o último sobrevivente da raça dos gigantes ou homens que eram de elevada estatura. 
Essa raça era os refains, povo que Moisés derrotou após a batalha com Seom, outro rei amorreu.
Depois da epopeia no deserto, 40 anos depois, os israelitas enfrentam Seom e Ogue estrategicamente aproveitou esse fato, e saiu ao encontro do povo israelita com seu exercito, começando outra batalha. 
A bíblia narra que Deus comunica ao seu povo para não temer, o que era muito difícil, visto que Ogue tinha a fama de gigante, mais famoso do que o próprio Ogue, era a sua cama de ferro. 
A polêmica em volta deste personagem funda-se pelo fato de este poder ser descendente de um outro povo gigante que vivia no tempo de Noé, ou seja no pré-dilúvio.

"Havia os nefilins* na terra, naqueles dias e depois. Durante esse tempo os filhos do verdadeiro Deus continuaram a ter relações com as filhas dos homens, e elas lhes deram filhos. Eles eram os valentes dos tempos antigos, os homens de fama."
Genesis 6:4 

O mito




Primeiramente, do ponto de vista histórico, podemos dizer que depois do dilúvio, sobreviveu Noé e seus familiares e os animais a bordo da arca.
Refutando assim a sobrevivência de outro povo ou personagem histórico, que desse continuidade a outra raça.
A crença vem de algumas interpretações, ao qual nem vale a pena mencionar os textos, a teoria e que devido a sua grande estatura, Ogue sobreviveu ao diluvio e se fixou a arca de que Noé construiu.

Então vamos analisar bem o porque essa teoria não tem como esta certa:

Fato 1. Nefilins eram gigantes do tempo pré-dilúvio, Ogue nem era nascido nesse tempo. (São pelo menos 400 anos de diferença)
Fato 2. Consideremos que Ogue era de idade bem avançada e assim viveu no tempo do pré-dilúvio, ora ele não era o único gigante, logo porque foi o único sobrevivente ? 


A sua cama de ferro ou não ? 

Versão NVI

"Ogue, rei de Basã, era o único sobrevivente dos refains. Sua cama era de ferro e tinha, pela medida comum, quatro metros de comprimento e um metro e oitenta centímetros de largura. Ela ainda está em Rabá dos amonitas."


Versão King James

"Ogue, o rei de Basã, foi o último rei da raça de gigantes chamados refains. Seu sarcófago, feito de ferro, media quatro metros de comprimento por um metro e oitenta centímetros de largura, de acordo com o sistema de medidas usado naquela época. A cama mortuária de Ogue ainda está na cidade de Rabá, cidade dos amonitas." 

Versão ARA

"Porque só Ogue, rei de Basã, ficou de resto dos refains; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos amonitas? o seu comprimento é de nove côvados, e de quatro côvados a sua largura, segundo o côvado em uso."

Lendo várias traduções, podemos constatar um detalhe na palavra "cama", muita das vezes a palavra "leito" venha sido traduzida por "cama", pois esse era o local de dormir, mais nesse caso falamos de "leito de morte" ou seja o seu caixão,
Podemos concluir que Ogue não era tão grande a ponto de ter pelo menos 4 metros, mais se o texto refere a uma tumba, o mais provável que esse rei seria algo acima da estatura comum*, tendo em conta que acredita-se que Golias teria no mínimo 2,38m. 

*
(estatura média dos homens de Israel em 1896 era algo como 163cm)




Comentários

  1. Sendo que todas as nações depois do dilúvio descendo de Noé através de seus filhos, e eles eram antidiluvianos, eles eram homens gigantes, Noé sua esposa e seus filhos, então era normal alguns de seus descendentes continuarem com grande estatura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

As 10 maiores cidades em Israel

Mispa, cidade da claridade e juramentos / Lar de Profetas