Flora Bíblica Cantares

Flora Bíblica Cantares

"O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias. " Ct 4:14

Nardo:













Planta aromática, que em hebreu chama-se  "nerd"
Nome científico: Nardostachys jatamansi
Dessa planta extrai-se um bálsamo precioso, que os gregos denominavam "nardo"
São originárias do ponto mais alto da terra, os Himalaias (Índia), além da perfumaria foi também usado para fins medicinais e comerciais. Sendo esse último, o motivo pelo qual o nardo valia 300 denários(1 ano de sálario!! Mc 14: 3-5) a depender da sua rota comercial, estado de conservação, capacidade de lucrar do comerciante, leva a variante de 25,  300 e até 400 denários.




Açafrão:

Planta odorífera; Em hebreu "Karkom".
Nome científico: Crocus sativus
Parece ser natural do norte de Itália e do ocidente da Ásia. Desde tempos remotos era largamente cultivado no Sul da Europa e da Ásia. As flores têm a cor viva da violeta com veios vermelhos.




Cálamo:

Cana aromática: Do hebraico Keneh bosem ; Gr. Kalamos
Nome Científico: Acorus calamus(europeu)
O cálamo tem em suas propiedades únicas o aroma doce, era usado nas unções (Ex.30:23).
Vinha de longe (Jr 6:20 "e a melhor cana aromática de terras remotas?") segundo Ezequiel essa vinha de Javã, região ao ocidente da Ásia Menor e da Grécia.



Mirra:

Árvore de onde extrai-se: Balsamodendron myrrha (originária da Arábia)
Do hebreu mor; Gr. smyrna

Substância aromática que se ajuntava ao óleo com que se ungiu Arão e seus sucessores (Ex 30:23), era usado como perfume para vestes e leito (camas, locais de repouso).
Na Pérsia era usado para purificar as damas. Foi tambem um dos presentes oferecidos pelos Reis Magos (Mt 2:11).
Servia ainda para embalsamar os mortos e foi uma das especiarias usadas em Jesus (Ver Jo 19:39)



Aloés:

Nome científico: Aquilaria agallochum
Em hebraico (corruptela do indiano) ahalim e ahaloth


Este nome não se  refere à planta do género Aloe, pertencente a ordem Liliacea, planta suculenta que fornece um óleo amargo e de efeito purgativo. O equivalente do aloés mencionado nas Escrituras, consiste evidentemente na sua fragância. Parece ser a Agallocha conhecida em varios dialetos indianos, pelo nome de agar, agaru e agru. Também entra na composiçao de Jo 19:39.



Árvores de incenso:





Os incensos estavam amplamente empregados nos rituais israelitas, a composição usada em tais rituais eram de uso expecífico e único, não eram para uso particular (Êx: 25).
Eram extraídos de uma árvore, Ecclus. De comum uso comercial, também presume-se que o rei Salomão teria um espaço reservado no seu jardim com árvores aromáticas (Cedro  na imagem superior)
Actualmente há exemplos como as árvores Socotra(Direita) que estão em risco extinção devido ao mercado aromático ou as Boswellia(Esquerda) que ecologistas lançam a estimativa de estinção para daqui 50 anos.

Boswellia sacra (frankincense)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

As 10 maiores cidades em Israel

Mispa, cidade da claridade e juramentos / Lar de Profetas