Como chegou o protestantismo ao Brasil

                                    
  
31 de Outubro Reforma protestante ainda que tardia !!

Como tema especial deste mês de Outubro, deixo um breve resumo sobre a grande viagem evangélica no Brasil.
Seu curso foi bastante polémico, guerras europeias, queda de impérios, bárbaros, ordens papais, contra-reforma, reis, bandeirantes*, charlatães, hereges etc... Muitos foram os obstáculos para que chegasse enfim as 95 Teses que são base do nosso movimento religioso, não como forma de fanatismo mas de devoção, não cépticos mas com muita Fé!

Na Europa vivia-se dias difíceis, um monge da ordem Agostiniana, Lutero, pregou nas portas da Igreja do castelo, em Wittenberg 95 teses que propunham uma reforma para o catolicismo.
Lutero criticava no seu principal teor, as indulgências, a autoridade do vigário na terra (Papa), os dogmas, a salvação e serviço sacerdotal.  Não teve muito fama entre o alto clero, que indignados o declararam herege e assim foi excomungado.
Lutero ainda contribuiu mais para a expansão do evangelho como o tradutor da bíblia para o povo germânico (Visto que ainda era Império Sacro Romano - Germânico, e não Alemanha), pois defendia que scriptura (biblia) por si só era totalmente capaz de trazer ao Homem o entendimento divino... E como ele tinha razão!

                                              
                                            Principais figuras dos movimentos reformistas












Protestantismo náutico

Com avanços tecnológicos navais, os portugueses e espanhóis iriam dividir o mundo, já defendiam teorias colonialistas, tais como o Mare clausum  e mercantilismo, assim aproveitaram de suas posições económico-sociais e geográficas. Com o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de Junho de 1494 a tensão então baixava e assim partiram à descoberta do Nuevo Mundo.
Com os descobridores vieram os Jesuítas, uma ordem católica que iria introduzir a religião no novo império.
Numa fase primária do tempo colonial, a Igreja iria ficar sufocada pelo Estado, que assim controlava o movimento religioso, calculista e muito cultural, mas falharia em seu propósito divino, ético e espiritual, esta fase ficou destacada o culto aos santos e Maria na zona rural e o dogmatismo romano centrado nos pólos urbanos.




VILLEGAIGNON Nicolau 1
Villegaignon





Mas quem diria que seriam invasores a trazerem as boas novas; o Brasil fora invadido por Holandeses e Franceses a partir Séc. XVI. Vivia-se plenamente a contra-reforma, focada em suprimir a nova heresia espalhada por Lutero, o mais longo Concílio de sempre (Trento) teve como tema principal a Reforma.











Foi no dia 10 de Março de 1557, que um grupo de huguenotes realizou o primeiro culto protestante da história do Brasil e das Américas. À pedido de um católico (!) Villegaignon, chegaram um ano antes os pastores Pierre Richier e Guillaume Chartie vindos de França influenciados pela reforma Calvinista.
O Holandeses iriam trazer um modelo da Igreja Reformada da Holanda. 
Finalmente o Brasil iria vivenciar um movimento reformista, nos próximos anos iriam vir muitos outros movimentos Cristãos, adventistas, presbiterianos, assembleias, metodistas etc... 


Memorial da primeira Santa Seia no Brasil






Artigo 72 (Caput)

§7°- Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial, nem terá relações de dependência ou aliança com o Governo da União ou dos Estados. - Constituição Republicana de 1891.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

Ogue, o último dos refains

Jerico, a cidade da muralha invecível