Ultimo rei dos Babilônicos Nabonido



Hoje  atualmente situa-se na cidade de Al Hillah, na província Babil, atual Iraque, cerca de 85 km ao sul de Bagdá, sendo tudo que resta de tal civilazão é um Tell ou monte.
Provavelmente fora fundada no fim do  III milênio a.C. floresceu uniformemente nas margens do rio Eufrates, uma civilização guerreira que teve o inicio do império 
em 1 950 a.C.
O famoso Hamurabi (grande legislador) foi o primeiro rei do Império Babilônico, menos sorte teve Nabonido que fora o ultimo rei deste grande movimento régio que governou com mão de ferro os povos mesopotâmicos e seus circunvizinhos, chegando até ao Egito!



Rembrandts Rei Belsazar e a Escrita Misteriosa na parede
Nabonido (555 - 539 a.C) era filho um príncipe Nabû-balâssi-iqbii e foi casado com Nitócris, filha de Nabucodonosor e viúva de Nergal-sharezer, com quem teve Belsazar, seu filho mais velho com qual reinou também na condição de co-regente. Um fato muito curioso é grande banquete do co-regente no qual depois de muito embriagado este ordena que traga os vasos do templo o qual fora pilhado pelo seu pai (mais precisamente seu avó), perante tal ato, uma mão escreveu na parede Mene Mene Tekel urphasin que segundo o livro de Daniel  " 26E é este o significado: Mene quer dizer contado - Deus já determinou o número limite dos dias do teu reinado, que chegaram ao fim. 27Tequel: quer dizer pesado - foste pesado na balança de Deus e foste achado em falta.    28Parsin significa dividido - o teu reino será repartido e dado aos medos e aos persas."






 A queda do império foi pelas mãos do grande Ciro II. Era o fim da grande dominação babilônica e o início do império Persa, a maior potência do que o mundo antigo iria conhecer.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

As 10 maiores cidades em Israel

Mispa, cidade da claridade e juramentos / Lar de Profetas