Festa de Purim

 A Festa de Purim é celebrada todo ano em 14 de Adar. Comemora a salvação do povo judeu na antiga Pérsia da trama de Haman “para destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, crianças e mulheres, num único dia.”


 A história resumida:
O império persa do 4º século AC abrangia mais de 127 países, e todos os judeus eram seus súditos. Quando o Rei Asssuero mandou executar sua esposa, a Rainha Vasti, por recusar-se a cumprir suas ordens, ele organizou um desfile de beleza para encontrar uma nova rainha. Uma moça judia, Ester, foi a escolhida e tornou-se a nova rainha – embora ela se recusasse a divulgar qual era sua nacionalidade.
Nesse ínterim, o antissemita Haman foi nomeado primeiro ministro do império. Mordecai, o líder dos judeus (e primo de Ester), desafiou as ordens do rei e se recusou a inclinar-se perante Haman. Haman ficou ofendido e convenceu o rei a emitir um decreto ordenando o extermínio de todos os judeus em 13 de Adar – data escolhida por um sorteio feito por Haman.
Mordecai reuniu todos os judeus, convencendo-os a se arrepender, jejuar e rezar a Deus. Enquanto isso, Ester pediu ao rei e a Haman que fossem com ela a um banquete. Ester revelou ao rei sua identidade judaica. Haman foi enforcado, Mordecai foi nomeado primeiro ministro no lugar dele, e foi emitido um novo decreto – concedendo aos judeus o direito de se defenderem contra seus inimigos.
Em 13 de Adar os judeus se mobilizaram e mataram muitos dos seus inimigos. Em 14 de Adar eles descansaram e celebraram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

As 10 maiores cidades em Israel

Mispa, cidade da claridade e juramentos / Lar de Profetas