Jerico, a cidade da muralha invecível

Jericó ou a Cidade das Palmeiras (Jz 3:13), era (e ainda é) o nome de uma cidade importante que situava-se no vale do Jordão, no lado ocidental, perto do Mar Morto, como dava acesso à planície de Judá, a sua conquista era vital para os israelitas liderados então por Josué filho de Num.
Sua primeira menção nas Escrituras é quando os israelitas estão acampados na planícies de Moabe (Nm. 22:1).
Mas o que fazia esta cidade famosa era a sua fortificação e o seu domínio sobre o vale do Jordão.
A sua conquista tornava-se um obstáculo difícil por um outro lado era fácil pois o animo dos moradores e dos povos das regiões vizinhas já estavam desfalecidos pois Deus fizera grande sinal para com os filhos de Jacó e por isso temiam e já não tinham ânimo.
As muralhas eram o desafio físico:
"A cidade de Jericó tinha uma área de cerca de 32 km quadrados. Era uma cidade-fortaleza, não somente para seus habitantes, como também para os da região agrícola em derredor.
Os muros tinham cerca de nove metros de altura e seis de espessura. Jericó era considerada invencível, por ter a proteção dos deuses cananeus.
A captura bélica de Jericó era a chave de toda a estratégia bélica de Josué, pois demonstraria que o Deus de Israel era superior aos deuses cananeus, logo, a derrota dos cananeus era inevitável."
Bíblia de Estudo Pentecostal - pág. 353
Por ordem divina os homens de guerra rodearam a cidade uma vez por dia, durante seis dias consecutivos, levando consigo a arca do concerto. Sete sacerdotes tocavam as trombetas adiante da arca.
Ao sétimo dia, deram sete voltas em torno dos muros, quando a um som mais agudo das trombetas, o povo gritou e os muros ruiram, dando entrada a todo o povo que destruiram a cidade a "fogo e ferro", todos seus cidadãos foram mortos exepto Raabe e a família de seu pai, pois esta protegera os espias israelitas.

Jericó, situada a 272 m abaixo do nível do mar (Mediterrâneo), além de ser considerada a cidade habitável mais antiga, beneficiava do clima tropical e tinha também a fama de produzir palmeiras, árvore balsámicas (daí Jericó = Lugar de suave odor), sicômoros (Ficus sycomorus, conhecida pelos nomes comuns de sicómoro, sicômoro ou figueira-doida, é uma espécie de figueira de raízes profundas e ramos fortes que produz figos de qualidade inferior, cultivada no Médio Oriente e em partes da África há milénio) e hena odorífera. As suas rosas eram famosas pela sua beleza (Ecles. 22:14). Também tinha fonte de águas, Ain es-Sultan, que parece ser a mesma cujo Eliseu saneou.
Muito enriquecedora esta mensagem.
ResponderExcluirObrigado disponha sempre
Excluirbom as informaçoes
ExcluirMensagem LInda parabéns
ExcluirGracias
Excluirmuito interessante. bom para nos estudantes da palavra de Deus.
ResponderExcluirBoa mensagem,muito edificadora e ensinativa!
ResponderExcluirBoa mensagem,muito edificadora e ensinativa!
ResponderExcluirgostei muito deste estudo. tenho um blog tb. meuelixirdafelicidade.blogspot.com se desejar seguir agradeço, mas gostaria de seguir este blog tb e ñ encontrei onde posso segui-lo. agradeço se me enviar uma solicitação para segui-los, grata.
ResponderExcluirqual a fonte usada para saber que Jerico tinha 32km quadrado, se assim for, no setimo dia o povo percorreu 234km no dia!? será? me mandem a fonte meu email:pjcrccc@hotmail,com . obrigado
ResponderExcluirpaulo
Tenho k corrigir... pois fiz as contas sobre a area e nao sobre o perimetro. O muro atual teria 800m o quedava 1 km por dia ou por volta. 30Km2 era a areao. Pois a parte fortificada tinha 3Ha que sao 30mil metros. Peco desculpa pelo erro
ExcluirLeia o meu post corrigido, nao confudir area com perimetro :D
ExcluirEnriqueci meus conhecimentos com este comentário, Deus continue abençoando...
ResponderExcluirDe onde vem essa fonte? da biblia?
ResponderExcluirSe for gostaria de saber onde está escrito por favor; obrigada
As partes que provêm da biblia estão indicadas no texto, fora isso busquem da internet, livros e do meu própio conhecimento que tem como fonte o canal Historia.
Excluirgrasas a Deus
ResponderExcluire um milagre
ResponderExcluire verdade
ResponderExcluirnão era 35 metros????
ResponderExcluirLindo
ResponderExcluirLindo
ResponderExcluirQUE MARAVILOHOSA MENSAGEM ENRIQUECIDORA MUITO EXPLICATIVA PARA A ATUALIDADE MODERNA
ResponderExcluirNão quero questionar. Quero aprender.
ResponderExcluirSe era 32 km o percurso, como fizeram pra percorrer 7 vezes em um dia apenas?
o percurso era 1km mais ou menos... nao confundir a área com percurso... tenho isso explicado num outro post aqui no blog "Vem com Josue"
ExcluirAmado vc confundiu são 32km quadrado e nao linear. 32km quadrado dá um percurso de +- 1km. Ou seja foram o q eles pecorriam em um dia. No sétimo dia percorreram aproximadamente 7km.
Excluirum esboço maravilhoso Deus abençoe
ResponderExcluirgostei muito das informacoes que Deus vos abençoe
ResponderExcluirGraca e paz a todos,quer q saber quantos km eles andaram nos dias em que foi rodeado Jericó,e quantos metros de altura e largura do muro.obrigado, gostei
ResponderExcluirParabéns gostei, muito,quantos km os soldados de Israel andaram ao rodear a muralha de Jericó, altura e largura,, Epaminondas de Jacareí SP
ResponderExcluirUm estudo muito enriquecedor.
ResponderExcluirMuito boa a palavra e muito bom por que as pessoas querem saber como surgiu qiantos mestres entende parabéns,🙌👏✍
ResponderExcluirMuito edificante e esclarecedor esse estudo obrigado.
ResponderExcluirSE DEUS MANDOU O POVO, RODEAR A CIDADE 6 DIAS SEGUIDOS, MAS NO SÉTIMO DIA, ELE MANDOU RODEAR 7 VEZES E DEPOIS GRITAR, SO SEI DE UMA COISA, O MEU DEUS QUANDO MANDA ELE GARANTE, AINDA DAR FORÇAS PARA OS SOLDADOS PELEJAREM, ELE E DEUS, PARA MIM É QUE IMPORTA. O DEUS CANANEU FOI DERROTADO. MILAGRES NÃO SE EXPLICA, BASTA CRER. A PAZ
ResponderExcluir