Os Grandes Impérios Antigos

Suméria (Mesopotâmia) (4000 a.C. – 1900 a.C.)
 
Evidências arqueológicas datam o início da civilização suméria em meados
do quarto milénio a.C. Entre 3500 e 3000 a.C.

(Mesopotâmicos: Sumérios, babilônios, hititas, assírios e caldeus)


China
A história da China tem mais de dez mil anos. Ela teve uma das civilizações mais antigas do mundo.

  Civilização do Vale do H-indu(o) (Índia)
O território da Ásia Meridional serviu de berço a muitas civilizações.
Explorações arqueológicas revelaram ruínas impressionantes de civilizações da Idade do Bronze,
com 4500 anos de idade, em parte do vale do rio Indo, no subcontinente indiano.
 


Egipto

 
Por volta de 5500 a.C., pequenas tribos que viviam no vale do Nilo haviam se desenvolvido em uma série de culturas demonstrando o firme controle da agricultura e pecuária.


Império Heteu (século XVI a.C.  -  1180 a.C.)

Os "hititas" e "filhos de Hete" são um povo mencionado na Bíblia em diversas passagens. São listados no livro de Gênesis 10:15 (a tabela das nações) como a segunda das doze nações cananeias, descendentes de um Hete. Pessoalmente é a civilização que mais me fascinou.


Como surgiram ??
Apenas um resumo do resumo, essas civilizações compartilham certas coisas em comum quanto à sua génese.
Foram povos que deixaram o nomadismo (pratica de povos que não se fixavam em um local exato Ex: Beduínos, os própios hebreus durante um tempo, tuaregues, etc;), deixando a pratica da colecta (o que a natureza dava) para produzir (Agricultura) e ao invés de caçar passaram a criar animais em rebanhos(Pecuária).Sendo agora reconhecidos como sedentários(que fixam-se em um local exato), dando origem as primeiras grandes sociedade.
Outros fatores foram condicionantes para tal agrupamento de indivíduos, um deles foi a linguagem. Biblicamente sabemos quanto tal ocorreu (Ver Génesis, Torre de Babel), a partir daí os povos espalharam-se e dispersando foram criando focos populacionais, mas como tal explica os impérios vastos como a China e o Egipto?
Aí entra o fator água, sendo essencial, tal recurso natural foi o grande impulsionador para o abandono do nomadismo, pois com a água para abastecer culturas, pessoas e animais o Homem não precisa mais correr atrás dos recursos.
Rio Indo(India), rios Eufrates e Tigre(Mesopotâmia), rio Amarelo (China) e o inesquecível palco de pragas bíblicas, o Nilo, que de tão importante era adorado como um deus no Antigo Egipto (à saber deus Hapi) e por fim o rio Halys (Hititas) denominadam o rio por Marassantiya, curioso é que quem apanhasse um escravo fugitivo além do rio recebia maior recompensa do que um que apanhasse um fugitivo antes de alcançar o rio.
Ao largo desses rios floresceram grandes civilizações que tiveram o benefício natural do maior ecossistema no planeta terra, razão pelo qual esses povos tiveram maiores avanços em menor tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

Ogue, o último dos refains

Jerico, a cidade da muralha invecível