As 3 grandes festas judaicas
![]() |
Hanukkah |
A Páscoa (ou festa dos pães ázimos), Pentecostes (ou festa das semanas) e Tabernáculos (ou festa das tendas) eram as três grandes festas de peregrinação do Antigo Israel.
Páscoa – Na Bíblia a celebração da páscoa se confunde com a festa dos ázimos. Ao que parece, teve origem numa festa pré-israelita celebrada na primavera, mais tarde convertida numa celebração nacional. Muito se discute a respeito da palavra hebraica pessah (pronuncia-se pessar). Sua etimologia normalmente é buscada na palavra passah (saltar, pular). Outros defendem que vêm da palavra acadiana (apaguizar) e por fim outros defendem ser "golpe" uma vez que essa é uma referência à décima praga (Ex 1:1)
Apesar de sua origem pré-israelita, entre os hebreus a páscoa adquiriu um novo significado: era a ocasião de celebrar os poderosos atos de Javé para com Israel e relembrarem-se do sofrimento e como sairam do Egipto.

Pentecostes– Celebrada cinqüenta dias após a páscoa (daí a expressão grega pentecostes), essa festa aparece como denominação grega da festa das semanas (Ex 34,22) em 2 Mac 12,332 e Tb 2,1. Na festa eram oferecidos pães de farinha nova assados com levedura. É uma festa de caráter agrícola.

Tabernáculos – Também chamada de “tentas” ou “cabanas” (hb. Sukkôt),
era uma das mais importantes festas celebradas pelos israelitas. Josefo
a considerou “a festa mais santa e mais importante dos hebreus” (Ant
8,4,1). A celebração dura sete dias, conforme Lv 23,42 e tem como
objetivo lembrar o período em que o povo hebreu viveu como peregrino no
deserto.

Comentários
Postar um comentário